Como aprender a gostar de fazer jogging

Muita gente que você vê por aí “tranquilo” fazendo jogging em parques ou na academia, em um momento ou outro, odiou correr.

running-i-hate-this.gif

– Eu odeio isto. Eu odeio isto. Eu odeio isto. Eu odeio isto! –

Mas o que faz uma pessoa que odeia jogging um dia tornar-se um ávido corredor?

giphy

– Quem me dera correr  assim! –

Hoje quero dividir com vocês como eu consegui voltar a fazer jogging depois de mais de 5 anos sem pisar numa esteira. No início de dezembro corri 5km na Suíça. Foi uma corrida de final de ano à fantasia.

tumblr_nwacpdye5P1tgndx3o1_500.gif

Quando eu estava na graduação aqui no Brasil (faz tempo!), eu ia regularmente à academia e participei de algumas corridinhas de rua de 5km e 10km. Logo que mudei pra Suíça, eu fazia jogging todos os dias de tão em forma que eu era… e também – confesso! – pra poder comer muitos chocolates. Devido a mudanças a trabalho, estudo e alguns tratamentos, parei de fazer jogging. Fazia tempo que eu dizia que queria retomar, mas não conseguia.

Neste final de ano, quando uma amiga me contou da corrida à fantasia, eu decidi que tava na hora de voltar à esteira e ao jogging de rua em grande estilo fantasiada de dragão. Foi tão emocionante!

Se você também quer aprender – ou assim como eu, reaprender – a gostar de fazer jogging, aí vão minhas dicas:

1 – Decida-se a voltar a correr e trace objetivos

  • Converse com seu instrutor na academia ou baixe um plano de treinamento pra correr 5km em um mês. Eu baixei um treinamento na internet que era assim:  Eram 30 minutos de corrida e caminhada, 3 dias por semana durante 4 semanas. O objetivo era conseguir correr 5km ao final de um mês. Deu certo!
  • Procure uma rota de corrida interessante na sua cidade e inscreva-se pra participar.

2 – Matricule-se numa academia

Correr na rua pode ser muito bacana, mas so consegui me disciplinar pra treinar para os 5km quando paguei a academia. Foi bem caro. Um comprometimento comigo mesma. Mas ai, se você entrar num bom ritmo, comece a treinar em lugares diferentes – no parque, na esteira, no seu bairro.

tumblr_mbab0xOXBm1rbkxb2o1_500.gif

3 – Carregue seu ipod com musicas ou podcasts

gifs-de-esteiras_3.gif

Escolha musicas bem animadas. Eu adoro podcasts pra me manter informada sobre temas que me interessam no momento. Nos ultimos meses escutei o Guncast – podcast do Murilo Gun sobre criatividade. Da uma olhada neste link aqui com outras dicas de podcasts brasileiros.

4 – Use técnicas de treinamento mental pra superar a sua mente quando der aquela preguiça de ir na academia

Auto-motivaçao é chave pra você continuar treinamento e incorporar – com gosto – este novo habito.

source.gif

Algumas técnicas que usei seguem abaixo:

  • Auto-motive-se definindo bem o resultado desejado (correr na esteira 30 minutos 3x por semana); detalhe os desafios que sua mente esta lhe impondo (cansaço, preocupação com o jantar que ainda não está pronto, dores no corpo, etc.), dividindo-os em uma série de ações que lhe permitam quebrar essas barreiras mentais.
  • Ensaie a corrida na sua cabeça para se obrigar a voltar à forma certa de agir e pensar. Concentre-se nas sensações boas que vêm à tona no final de cada sessão de corrida.
  • Recompense a si mesmo. É uma boa ideia se mimar um pouco após uma corrida, de forma que você terá mais uma coisa desejável no fim do exercício além da própria satisfação dele. Um exemplo é um café em uma lanchonete f
  • avorita ou um programa especial que goste de assistir. Mantenha a recompensa simples e proveitosa.

5 – Tenha paciência

David-Archuleta-patience.gif

– palavra pro dia: paciência –

Algumas outras coisas que fui descobrindo ao longo do meu mês de treinamento pra correr os 5km:

  • É preciso ter paciência com você mesmo
  • Se você tem um objetivo, fica mais fácil continuar treinando. Eu adoro desafios!
  • Depois de alguns minutos de corrida, você sente como dá uma paz fazer somente isso. E é um tempo gasto só com você.
  • Você não precisa correr rápido
  • Não adianta ter altas expectativas que você vai “matar a pau” no primeiro dia do seu treinamento
  • Não tenha como objetivo correr e ter uma conversa ao mesmo tempo logo no início
  • Tente encontrar pontos que você ache “divertido” sobre fazer jogging. Eu adoro a hora da corrida, pois vou escutar mais um episódio de um dos podcasts que eu gosto e aprender algo novo.
  • Use algum app de corrida pra te animar, tipo Nike+ Running, RunKeeper ou Runtastic

E aí, o que você achou deste post? Animado pra começar a praticar jogging?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,
Luci
Leave a Reply

