Aprendendo bordado empoderado

Se você acha que bordar é aquela coisa antiga e chata de vovózinha, tá na hora de você rever seus conceitos.

Bildschirmfoto 2017-01-24 um 06.32.45.png

O “bordado empoderado” é uma aula criada pela Bruna Antunes, onde as alunas aprendem técnicas de bordado livre para produzir bordados com frases e símbolos de empoderamento.

Dá uma olhada no Facebook e no Instagram do curso pra ver alguns dos quadrinhos criados pela profe e por participantes das aulas. Olha também o Instagram da Nectarina Bordados, que é um coletivo de bordado do qual a profe faz parte.

Bildschirmfoto 2017-01-24 um 06.36.59.png

No início da aula, a profe entregou o kit de materiais pra gente, o qual incluía: 1 bastidor pequeno, 1 pedaço de algodão cru, 1 linha anchor e agulha. Aí, a profe começou falando o básico: ensinando nomes de tecidos, agulhas e como cortar linhas antes de chegar nos pontos.

Bildschirmfoto 2017-01-23 um 16.01.46.png

A profe colocou varios livrinhos a disposição pra gente se inspirar e decidir qual desenho queríamos no nosso quadrinho. Dos livros que lembro, tinha o “Jardim Secreto” (aquele livrinho de colorir pra adultos), um caderninho com frases de empoderamento feminino (tipo, “meu corpo, minhas regras”, “respeita as mina”, “juntas somos mais fortes”, etc) e um livro que era cheio de desenhos de gatinhos. Quando folheei as paginas e descobri estes gatinhos mascarados, pirei! 🙂 Achei uma fofura tão grande, e meu desenho já estava escolhido.

desenho gatos.png

Risquei à lapis a gata e a rata e já comecei a bordar:

20170102_101719

Ao final da aula, este foi meu resultado:

Bildschirmfoto 2017-01-23 um 16.19.09.png

Acabei concluindo meu quadrinho bordando vários pontos franceses como padrão de fundo. O meu quadrinho foi chamado de “gata bandida” por um amigo, mas, na verdade, quando eu criei a imagem eu estava pensando em “a super gata e sua assistante rata”, tipo “a batman e a robin”, versão gata e rata 🙂

20170103_010932

Você pode se perguntar o que tem empoderado em uma gata mascarada e uma rata. Na verdade, acho que a aula “bordado empoderado” quer despertar na gente é essa valorização do nosso lado criativo. Criar é empoderar-se! Não importa se é uma imagem fofa que aquece seu coração, ou uma frase empoderadora como esta que a Flavi bordou na aula:

Bildschirmfoto 2017-01-23 um 16.09.46.png

Empolgada com o bordado, após o curso a Flavi começou a criar este outro quadrinho:

Bildschirmfoto 2017-01-23 um 16.09.18.png

E aí, o que você achou deste post? Animado pra começar a bordar também?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,
Luci