TEDx Talks pra derrubar preconceitos, estigma e discriminação

Preconceito, estigma e discriminação enfraquecem a possibilidade de pessoas que estejam passando ou ja tenham passado pelo tratamento do câncer se manterem saudáveis e felizes.

FOTO

O z2-1600x1200

Preconceito —> é uma avaliação afetiva que possuímos sobre um grupo. O preconceito tem a ver, de um modo geral, o quanto você gosta ou não dos membros um grupo.

O estigma relacionado ao câncer refere-se às crenças, atitudes e sentimentos negativos em relação às pessoas vivendo com câncer (como também em relação seus familiares e pessoas próximas). O estigma de morte ainda envolve a doença.

A discriminação relacionada ao câncer refere-se ao tratamento desigual e injusto (por ação ou omissão) de um indivíduo baseado em na existência de câncer real ou percebido. Discriminações relacionadas ao câncer normalmente baseiam-se em atitudes e crenças estigmatizantes em relação a comportamentos, grupos, sexo, doenças e morte. A discriminação pode ser institucionalizada através de leis, políticas e práticas que focam negativamente em pessoas que vivem com câncer.

Os TEDx Talks abaixo tratam de preconceito, estigma a discriminaçao em diferentes situaçoes. Ao assisti-los é possivel ganhar novas perspectivas sobre os temas:

1 – Velho? Velho é o seu Preconceito! | Ir. Daiene Fontenele | TEDxBlumenau, 2015

https://www.youtube.com/watch?v=AB8_pog3Lt8

Ir. Daiene fala sobre pessoas com cabelos tingidos em prata. Ela argumenta que os idosos são marginalizados devido ao local onde estão hospedados. Mais adiante, ela menciona  que eles são, de fato, livros vivos falantes. Quando foi a última vez que você parou para ouvir as histórias de pessoas idosas?

2 – É Hora de Apoiar as Diferenças | Lorelay Fox | TEDxSaoPauloSalo, 2016

Lorelay usa a reflexão crítica e a educação como ferramentas para quebrar as barreiras do preconceito. Lorelay Fox é Drag Queen há mais de 10 anos e se destaca no YouTube, em seu “Canal Para Tudo”. Danilo Dabague, o criador da Lorelay Fox, é publicitário e professor de design e photoshop além de empreender o canal no Youtube.

3 – Como usar a ciência para estudar o preconceito | Airi Sacco | TEDxUFRGS

O preconceito racial é uma realidade. Ele influencia decisões, determina preferências e molda vidas. Para Airi, o preconceito racial pode ser, além de um fato, um objeto da ciência. Nessa talk, a pesquisadora compartilha suas descobertas mais recentes e nos conta a história emocionante que motivou a escolha desse campo.

4 – Imigração e preconceito | Eduardo Zanatta | TEDxUDESCJoinville, 2016

Para mudar o mundo não é necessário viajar pelo globo todo, a mudança pode começar pelo seu bairro. É com esta mensagem que Eduardo Zanatta fala do trabalho que realiza com imigrantes haitianos no litoral de Santa Catarina. Zanatta conta histórias de preconceito sofrido pelos imigrantes no Brasil e faz um paralelo com o preconceito que brasileiros sofrem em outros países.

5 – How We Can Reduce Prejudice with a Conversation | David Fleischer | TEDxMidAtlantic, 2016

https://www.youtube.com/watch?v=xN6O5LTaGyg

Depois de uma votação que proibiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia, David Fleischer e sua equipe no Centro LGBT de Los Angeles começaram a descobrir por que, e tentam reduzir o preconceito indo de porta em porta. Poderiam mudar a mente das pessoas com uma conversa? A resposta surpreendeu a todos.
Dave Fleischer dirige o Laboratório de Liderança no Centro LGBT de Los Angeles. O LAB ajuda os líderes LGBT e heterossexuais a melhorar sua capacidade de reduzir o preconceito e mudar os corações e mentes dos eleitores. Depois de uma avaliação independente da eficácia do LAB foi publicada na edição de 8 de abril de 2016 da revista científica Science, a cobertura da mídia para o trabalho do LAB incluiu essa história do New York Times Magazine. Em setembro de 2016, a seção de pesquisa experimental da Associação Americana de Ciência Política deu a Dave seu prêmio de serviço público pelo seu corpo de trabalho.

6 – Fighting stigma and prejudice | Judi Challiner | TEDxPrague, 2014

7 – Combating Prejudice with Art | Abdul Abdullah | TEDxYouth@Sydney, 2015 

https://www.youtube.com/watch?v=7ZmZSEjPonA

Como filho de um australiano de sexta geração e um muçulmano da Malásia, Abdul Abdullah oferece uma perspectiva única sobre as idéias sobre a cultura australiana contemporânea eo que significa ser um jovem muçulmano australiano hoje. Aqui Abdul mostra e explica sua incrível arte fotográfica.

Ele disse: “Na minha conversa falei sobre experiências pessoais crescendo como um muçulmano na Austrália, e como eu sinto que minha identidade foi politizada. Falei sobre como os eventos do 11 de setembro ea Guerra do Terror afetaram minha família e minha família. Compreensão e relacionamento com o mundo.Essas experiências influenciaram a forma como eu faço arte e como eu uso a minha prática como um veículo para efetuar mudanças positivas.Centralmente eu sinto um movimento para o jingoismo deu origem a eventos como os motins Cronulla, o movimento Reclaim Austrália e Um sentimento geral anti-islão. Essas atitudes e ações divisivas agem como obstáculos a qualquer sentimento real de pertença ou de comunhão, deixando segmentos da comunidade marginalizados e desafectados “.

Abdul Abdullah é um artista de Perth cuja prática explora a identidade ea experiência de membros marginalizados da comunidade australiana. Suas obras são impulsionadas pelo simbolismo e pela experiência pessoal.

Ele foi o destinatário de várias concessões e prêmios, incluindo o Prêmio Blake para a Justiça Humana em 2011 e, mais recentemente, ele foi nomeado finalista no Prêmio Archibald por seu retrato do artista e ativista Richard Bell.

8 – Modern Discrimination: Subtle but Significant: Mikki Hebl at TEDxRiceU

9 – 

10 –

E aí, o que você achou deste post? Gostou destes TEDx Talks também?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,

Luci

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s